Sim vai, e este deve ser um dos grandes problemas que serão criados pela Anatel ao resolver bloquear, depois da Copa do Mundo, todos os terminais de aparelhos que se conectam à rede de telefonia móvel do país e que não são homologados pela Anatel, e por isto mesmo, foram classificados pelo engenhoso apelido de “aparelhos piratas”
A Anatel está dando tudo que é tipo de desculpa para proceder com a morte dos aparelhos não homologados, a maioria é desculpa esfarrapada, mas uma ou outra até tem a sua razão de ser.
A realidade mesmo é que estes aparelhos chegam aos milhares todos os dias ao país e sem pagar os impostos que os aparelhos homologados recolhem aos cofres do Estado, e só isso já é razão mais que suficiente para o governo federal ter ódio destes aparelhos e de todos os outros produtos chineses que entram no país sem recolher impostos.
Tudo bem, a indústria de celulares tem fabricantes dentro do país e eles devem oferecer alternativas como aparelhos mais baratos para tentar pegar esse público que tiver o aparelho chines bloqueado.
Mas no caso dos rastreadores GPS veiculares ou mesmo pessoais, a coisa não é assim não.
São pouquíssimos os modelos homologados pela Anatel e as fábricas destes rastreadores não tem condições de suprir a demanda que será criada pelo apagão que a Anatel vai provocar nos rastreadores GPS.
Pior, o preço dos rastreadores homologados, que já é alto, deve disparar, mas a qualidade não deve justificar os altos valores.
Eu tenho visto um movimento dos importadores de rastreadores na tentativa de homologar os rastreadores chineses, muitos vendedores que importam estes rastreadores dizem que alguns desses modelos são homologados, na maioria dos casos, este argumento só é mesmo para enganar o comprador, já que de homologado mesmo os receptores ainda não tem nada.
Lembrem-se que pelas regras da Anatel, haverá um cadastro dos IMEIs dos aparelhos que poderão se conectar à rede móvel do país.
Mas quem deverá cadastrar o IMEI dos rastreadores GPS chineses já em uso? Ninguém, pois eles continuarão a ser classificados como aparelhos piratas.
Mas como o Mercado Livre tá com o estoque de rastreadores bufando e os vendedores não querem ficar no prejuízo, já viu o que vai acontecer né?
O momento é de indefinição e até mesmo as empresas de rastreamento estão com um problema enorme na mão, se a história do bloqueio for levado a cabo, a maioria destas empresas verá os carros que elas rastreiam sumirem do mapa, pois grande parte delas usa os rastreadores chineses pela questão do custo ser muito menor que os nacionais.
Se cada celular e rastreador GPS que for bloqueado pelo governo representar um voto a menos na eleição no final do ano, já viu o resultado né?
0 comentários:
Postar um comentário